Todo indivíduo fala abertamente sobre o controle do estresse, mas examinar a fundo a relação entre estresse e doenças autoimunes pode apenas dar a você o necessário para levá-lo a sério e lidar com o estresse de verdade!
O estresse pode afetar o funcionamento do sistema imunológico. Numa condição permanente de estresse ocorre um desequilíbrio que, em longo prazo, pode fazer com que o sistema imune não responda mais com a mesma eficiência quando solicitado.
Também afeta a outros sistemas e hormônios relacionados ao estresse que pode interferir em vários processos importantes para a manutenção da saúde. Além disso predispõe doenças do coração, distúrbios do sono, problemas digestivos, depressão, obesidade, perda de memória, queda de cabelo e outras complicações.
Mas é preciso tomar cuidado para não generalizar. Apesar de estar por trás de várias doenças, é perigoso assumir que o estresse seja, sempre, a principal causa de todas elas. Só quem pode dar o diagnóstico correto é um profissional da área.