Se adaptar a uma rotina de treinos nem sempre é tarefa fácil, afinal, o corpo que está sedentário ou acostumado com determinado estímulo, passa a receber novos e precisa novamente passar pelo processo de adaptação. Contudo, durante os treinamentos essa variação, conhecida como periodização, mostra-se extremamente necessária para a melhora do seu desempenho. Entenda:
Um corpo que está acostumado com determinada rotina de exercícios, passa a consumir menos energia. E alternar os estímulos periodicamente mostra-se vantajoso na hora de alcançar os resultados desejados, isso porque, um corpo em constante variável, não irá estagnar. Mas calma! Não estamos falando de alternâncias constantes durante os treinos.
A periodização oferece dentro de um sistema totalmente organizado e planejado por um profissional de Educação Física. Dentro deste planejamento, você irá treinar de forma sistemática determinados exercícios – na musculação, por exemplo, a periodização ocorre com as trocas das fichas de exercícios -, variando carga, volume e sessões.
Entre as principais mudanças estão:
– Aumento do peso;
– Alteração na velocidade;
– Redução do intervalo entre as séries;
– Mudanças de treinos.
Entre os principais benefícios estão:
– Mais disposição;
– Hipertrofia muscular;
– Melhora da performance;
– Resultados mais rápidos.
Quem pode realizar estas mudanças?
É imprescindível que quaisquer alterações sejam orientadas por um profissional. Os treinos, suas variações e cargas precisam ser estudados antecipadamente para que os resultados desejados sejam obtidos com segurança.
Por que Devo Sempre Variar os Exercícios dos Treinos?
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp