Dr. Claudio Ambrósio explica o que é Nutrigenética e Nutrigenômica
O médico das celebridades trabalha com a ciência da nutrição
Dr. Cláudio Ambrósio, endocrinologista, alergista e pesquisador, nos esclarece que nos últimos anos, pesquisas em nutrição descobriram que os genes e as dietas estão interligados.
Cada ser humano, mesmo que tenha uma alimentação e um estilo de vida semelhante, irá apresentar um diferente resultado de saúde. Isso ocorre porque os nutrientes têm a capacidade de interagir e influenciar mecanismos moleculares e funções fisiológicas de um organismo provocando uma revolução no domínio da alimentação.
Dr Claudio Ambrósio
Anteriormente acreditava-se que a genética apenas desempenhava um papel crítico na resposta à ingestão alimentar, mas na área de pesquisas científicas se passou a estudar a Nutrigenômica e a Nutrigenética.
A Nutrienômica é a ciência que estuda o papel dos nutrientes e os compostos bioativos de diferentes alimentos na expressão do gene. Já a nutrigenética é a ciência que estuda o efeito da variação genética em resposta às dietas alimentares.
Alguns fatores que sustentam a importância da nutrigenética e nutrigenômica como ciência:
A Grande diversidade no genoma entre grupos étnicos e indivíduos, cuja diferenciação afeta a biodisponibilidade de nutrientes e o metabolismo.
A alimentação e a disponibilidade de nutrientes que diferem muito entre si, pois são dependentes de fatores culturais, econômicos, geográficos e gustativos.
A desnutrição (deficiência de alimentação) ou hiperalimentação (excesso de alimentação) que pode afetar a expressão do gene. Cada gene codifica uma determinada sequência de uma cadeia polipeptídica (união de aminoácidos que formam a proteína) e a estabilidade do genoma (a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA), alterando sua estrutura funcional.
Dr Claudio Ambrósio –
A possíveis mutações da sequência de genes ou a nível cromossômico, ocasiona uma expressão gênica anormal e leva a fenótipos, o resultado da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois, durante várias fases da vida.
E, ainda há um terceiro fator que pode afetar a expressão genética, não necessariamente alterando a sequência ou estrutura do gene.
A chamada epigenética que nos mostra que dependendo do estilo de vida e de sua dieta, mesmo parecendo saudável, um indivíduo pode ter um aumento da concentração de colesterol no sangue. O que através de exames pode ser identificado e revertido à medida que todos os âmbitos forem equilibrados fazendo assim com que os níveis sanguíneos de colesterol voltem ao normal.
A importância dos tratamentos através da nutrigenética e da nutrigenômica é promover uma nutrição personalizada para cada paciente, já que cada pessoa responde de forma diferentes aos alimentos.
No uso da Nutrigenômica o paciente recebe recomendações nutricionais personalizadas com base na sua composição genética, evitando assim doenças crônicas, como obesidade e diabetes, conhecidas como doenças poligênicas que tem a atuação de diversos genes em conjunto que deflagram o desequilíbrio orgânico.
Exames genéticos mostram se o paciente tem sensibilidade à determinados alimentos ou propensão à determinadas doenças e desta forma é possível adequar a dieta do paciente com base em seus relatos de estilo de vida e alimentação, e cruzar com o histórico familiar fazendo assim com que ele se alimente de forma adequada.
Dr Claudio Ambrósio –
Dr. Claudio Ambrósio sempre ressalta que cada ser humano possui suas diferenças no que se refere ao funcionamento do organismo. Segundo o endocrinologista, a maior parte da taxa metabólica do ser humano é determinada geneticamente, enquanto a menor parte depende de fatores, como alimentação, tecido muscular, atividade física, entre outros.
“O ser humano não pode mudar sua genética, mas pode ajustar o seu metabolismo através de diversos fatores, entre eles, mudança na alimentação e a prática de atividades físicas” diz o especialista.
Dr Claudio Ambrósio Ambrósio, em seus atendimentos, sempre pede uma gama de exames clínicos antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. E em seus consultórios, já na primeira consulta realiza a bioimpedância que ajuda a traçar o perfil físico de cada paciente.
Com o resultado dos exames clínicos e a consulta médica é possível traçar um perfil de tratamento específico para cada necessidade, assim como é possível entender o metabolismo e a resposta de cada organismo a prática de exercícios físicos.
Sobre Dr. Claudio Ambrósio
Dr. Cláudio Ambrósio é pós-graduado em Endocrinologia, Metabolismo e Alergia, com formações na Universidade de Harvard e em Minnesota, nos EUA. Se aperfeiçoou na Romênia e na Transilvânia em Alergologia, Endocrinologia e Geriatria. E, pela IFMSA – Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina, instituição filiada à ONU, realizou treinamentos na área de Endocrinologia e Medicina Nuclear, em Berlim, na Alemanha. É Professor convidado da Universidade da Califórnia, EUA, na área de Biotecnologia e Medicina e pesquisador científico.
Ao longo de sua carreira, ele se tornou o queridinho dos famosos e passou a ser chamado pela mídia de “médico das celebridades”. Entre as estrelas que procuram seus consultórios pelo país estão Paulinho Vilhena, Maurício Mattar, Petra Mattar, Luciano Szafir, Chay Sued, Valéria Valenssa, Alexandre Frota, Nicola Siri, Jackson Antunes, Milena Toscano, Adriana BomBom, a ex-BBB Cida Moraes, além de musas fitness, atletas, modelos, rainhas e passistas de escolas de samba e diversas socialites. Ele atende na Barra da Tijuca (RJ), São Paulo (SP), Vitória, Vila Velha (ES) e em Muriaé (MG).
Em seus consultórios, os tratamentos mais procurados são os metabólicos e os que amenizam as mudanças ocasionadas pela idade. Famosos ou não, os pacientes que procuram o Dr. Cláudio Ambrósio anseiam por tratamentos metabólicos/nutricionais específicos para a reorganização hormonal e regeneração da saúde.