Quais Fatores Internos e externos podem afetar as defesas do organismos?
O sistema imunológico é essencial para que o organismo consiga se defender da ação de agentes nocivos a nossa saúde. Portanto, quando ele é comprometido deve-se redobrar a atenção para os riscos, ainda mais porque diversos fatores contribuem para uma baixa da imunidade: Distúrbios do sono, estresse prolongado, má alimentação, medicamentos, consumo excessivo de álcool, exercícios físicos extenuantes e até a TPM (tensão pré-menstrual) são apenas alguns dos fatores que podem prejudicar os mecanismos de defesa do nosso organismo contra elementos estranhos.
Estamos constantemente em contato com micro-organismos com potencial para transmitir doenças, no entanto, é o sistema imunológico que determina a nossa vulnerabilidade. A baixa imunidade faz com que o corpo fique fragilizado e, dessa forma, mais desprotegido em relação a doenças e infecções.
O grande problema de um sistema imunológico enfraquecido é que isso facilita a entrada de uma série de doenças. Vírus, bactérias, fungos e parasitas podem causar infecções. Doenças autoimunes como lúpus, vitiligo e psoríase também são muito comuns. Herpes, amigdalites, gripes repetidas, bronquiolite, infecções na pele, queda de cabelo e unhas fracas são outros indicativos desta fragilidade.
Algumas pessoas são mais suscetíveis ao surgimento dessas doenças que se aproveitam da imunidade baixa, em função da predisposição genética.
É possível fortalecer o organismo adotando mudanças na rotina começando com uma alimentação equilibrada, uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente em intensidade moderada e ter sempre boas noites de sono.
A exposição ao sol também é essencial, pois isso possibilita a produção de vitamina D, peça importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.