Cada ser humano possui diferenças no funcionamento do corpo, mas existem similaridades em todo mundo. Com o avanço da idade, tende a desacelerar e o corpo acaba acumulando energia mais facilmente.

Isso pode resultar no aumento do peso corporal e, então, das medidas. O perigo é que muitas pessoas ficam insatisfeitas com isso e, para emagrecer, tentam qualquer tipo de recurso, que podem ocasionar um risco à saúde.

A tendência com o avanço de idade é, além de diminuir o metabolismo, também ocorrer uma diminuição da massa muscular devido à redução da taxa de alguns hormônios. Entre eles estão os relacionados à menopausa e à andropausa e os produzidos pela glândula tireóide, principalmente tiroxina e triiodotironina, que entre outras funções regulam a taxa do metabolismo.

Atualmente, muitas pesquisas apontam também que o baixo peso de recémnascidos pode ser um fator de risco para a desaceleração do metabolismo.Esses estudos identificaram que quando a criança está abaixo do peso ideal intrateurino o próprio organismo cuida para que ele gaste menos energia e, assim, possa acumular mais gordura e facilitar o desenvolvimento normalmente, Ou seja, o metabolismo fetal cai como uma forma natural de defesa. Mas essa característica pode persistir após o nascimento e fazer com que essa pessoa, quando adulta, tenha maior tendência à obesidade.

O metabolismo é uma função nobre do organismo e não é recomendado alterá- lo sem acompanhamento médico e sem critério, seja com remédios ou com outros métodos, como a ingestão de suplementos. Devemos ficar atentos para o consumo incorreto que pode comprometer os batimentos cardíacos e aumentar a pressão, causando também insônia, agitação, nervosismo e outras perturbações.

Por isso, é desaconselhado às pessoas ingerirem substâncias que prometem acelerar o metabolismo e trazer resultados estéticos rápidos. O recomendado é sempre procurar um profissional capacitado para realizar os exames necessários e, a partir deles, dar as orientações desde uma reeducação de alguns hábitos simples, ou ainda definir auxílio terapêutico de forma segura para que você alcance os resultados desejados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *