Quando se fala em emagrecimento, a primeira dúvida que as pessoas tem é se devem fazer dieta ou exercícios físicos para atingir o seu objetivo. O primeiro passo para quem está começando é conhecer o próprio organismo. Assim, você consegue construir uma rotina mais saudável, dentro dos seus limites, ter hábitos alimentares mais saudáveis e facilitar o processo de emagrecimento.

Você ainda tem dúvidas? Para perder 1kg, apenas com exercícios, é preciso queimar cerca de 7 mil calorias. Para tal, são necessárias de 12 a 14 horas de treinamento intenso em um único dia, o que é praticamente impossível para quem tem uma rotina corrida. Então, o mais indicado é reduzir o consumo calórico e fazer atividades de intensidade leve a moderada, do que passar fome ou exagerar na academia e ficar com o corpo todo dolorido, o que acaba causando desmotivação.

É importante salientar que o gasto calórico não é o mesmo para todos. Isso porque condições como saúde, idade, metabolismo e condicionamento físico entre outros influenciam bastante na queima de gordura. Por isso, fazer exercícios sem a associação com uma dieta saudável pode não oferecer os resultados esperados. A primeira coisa que devemos compreender é que a dieta não pode representar sacrifício.

A forma ideal é a reeducação alimentar em conjunto com a atividade física, desde que não haja limitações médicas, pois é a formula mais saudável e duradoura para quem quer perder peso, não voltar a engordar nem viver no eterno efeito sanfona (engorda e emagrece). Podemos ver a situação da seguinte forma: enquanto a comida atende às necessidades nutricionais e energéticas do indivíduo, a prática de exercícios físicos ativa o metabolismo e favorece a queima de gordura corporal, além dos outros benefícios à saúde.

Com acompanhamento bem direcionado com profissionais, a pessoa consegue atingir mais facilmente seus objetivos, seja emagrecer, ter definição muscular, diminuir a quantidade de gordura localizada, restabelecer os níveis normais de glicemia, colesterol, triglicérides e controle da pressão arterial, entre outros. Além disso, a atividade física aumenta a sensação de bem-estar, o que é fundamental para manter a motivação, seguir em frente mantendo a saúde e emagrecendo sem sofrimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *