O sedentarismo é um mal presente na vida de boa parte da população e o hábito de não se exercitar acaba por diminuir a qualidade e a expectativa de vida.

Nessa matéria, o médico exemplifica os benefícios da atividade física e os recursos da medicina esportiva, que juntos, auxiliam quem pratica exercícios, profissionalmente ou não. Algumas das novidades que vêm em auxílio aos praticantes de esportes e treinos em academia são as análises metabólicas.

Entre elas estão: avaliação e interpretação dos testes de função mitocondrial, avaliação do metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras, testes funcionais para avaliação da relação macronutrientes e micronutrientes, e ainda a bioimpedância, além de um estudo levando em conta a individualidade como centro para uso de suplementos, alimentação e outros. Outra novidade é que, notando a crescente demanda de pacientes e os debates atrelados aos temas de endocrinologia e exercícios, a SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – criou, recentemente, a CTEE – Comissão de Endocrinologia do Exercício e Esporte.

O Dr. Claudio alerta para o frequente uso da suplementação sem recomendação médica por muitos praticantes de atividades físicas e atletas. “Esse consumo indiscriminado é um risco para as pessoas e, ao invés de melhorar o desempenho e proporcionar bons resultados, pode trazer malefícios para a saúde.

O suplemento deve ser um complemento nutricional e não uma opção de troca na refeição e sempre deve ser usado com orientação de profissional habilitado, ressalta”. Para ele, é preciso colocar em prática a proposta de ”manter a saúde”, além de se focar nas doenças.

“Faz-se necessário estender este conhecimento científico adquirido a todos. Assim, as pessoas poderão estabelecer suas prioridades e optar conscientemente por um estilo de vida saudável. Lembrando as palavras do filósofo romano Sêneca(4 a.c. 0 65 d.c.), ‘Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir’”, afirma o médico.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *